Despoluição do Rio Leça
(Clica na imagem para ampliar)
O Rio Leça no Concelho de Valongo (Vila de Alfena e Cidade de Ermesinde) está muito poluído. É um Rio morto, com uma imagem chocante.
Esta realidade até poderia passar despercebida, porque infelizmente existem vários cursos de água, no nosso país, que estão poluídos. Só que, em Outubro de 1999, há seis longos anos, a Câmara de Valongo, em protocolo com a LIPOR, em que o Presidente assinou pela LIPOR e pela Câmara, assumia: "a regularização fluvial, limpeza do leito e valorização ambiental e paisagística do Rio Leça (...)
Passado seis anos, não só não foi feito nada, como o Rio Leça se encontra pior.
Não é aceitável e é escandaloso que se façam protocolos e que depois nada aconteça... Não é aceitável que a Câmara nada tenha feito, quando as verbas a disponibilizar nem sequer eram do seu orçamento.
Só encontro uma explicação para este facto: saturação, perda de criatividade e poderes paralelos complicados, ou nas palavras exactas do Presidente da Câmara, em entrevista ao Comércio do Porto em 23/11/03: "acho que ao fim de 12 anos, há uma certa saturação. Há perda de criatividade e começam a instalar-se poderes paralelos, o que é muito complicado". (...)