domingo, novembro 19, 2006

Fernando Melo Não será candidato em 2009

Guerra aberta no PSD Valongo

"Suspensas as eleições para secção do PSD

As eleições para o PSD/Valongo, previstas para hoje, foram adiadas e as duas candidaturas existentes poderão vir a transformar-se numa única.

As eleições foram suspensas porque havia irregularidades no caderno eleitoral que não podiam ser resolvidas em tempo útil. Assim decidiu o Conselho de Jurisdição do PSD/Porto.O interregno será aproveitado pela Distrital para promover uma lista única, ao contrário do que existe neste momento, com as candidaturas de Mário Duarte, vereador e actual líder concelhio, e João Paulo Baltazar, líder do grupo municipal do PSD. Mário Duarte tem o apoio de três vereadores; o adversário conta com um vereador e, apesar de implícito, com o apoio do presidente da Câmara. Fernando Melo já fez saber que não era candidato em 2009 e seria equidistante na eleição interna.

Alguns meses após terem surgido graves problemas no interior do Executivo, a Distrital tentou que as candidaturas desistissem para fazer uma lista consensual. "Tenho acompanhado com preocupação a situação que se vive no PSD de Valongo. Há alguns meses detectei sinais de haver ex-militantes tentando fazer uma OPA sobre o núcleo de Alfena, detectei irregularidades no funcionamento da vida interna do partido", disse, ao JN, o líder distrital, Agostinho Braquinho. Agora, irá "iniciar diligências tendo em vista a criação de condições objectivas para haver uma lista transversal às diferentes sensibilidades", até para o PSD continuar a liderar a gestão autárquica em prol do concelho." CS

Jornal de Notícias de 17, de Novembro de 2006



"Eleições para a Concelhia dividem PSD Valongo

O Conselho de Jurisdição Distrital do PSD/Porto suspendeu, anteontem, as eleições para a presidência da Concelhia de Valongo. Ontem, foi a vez do Conselho de Jurisdição Nacional decidir o contrário. O momento é de atribulação num acto eleitoral que conta com dois candidatos. As listas são lideradas por Mário Duarte, vereador na Câmara de Valongo e líder da concelhia, e por João Paulo Baltazar, líder do grupo parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Valongo.

Mas as eleições, agendadas para ontem à noite, acabaram por não se realizar. Após o Conselho de Jurisdição do PSD/Porto ter decidido a suspensão do acto eleitoral - apontando a existência de irregularidades no caderno eleitoral -, João Paulo Baltazar solicitou a intervenção do Conselho de Jurisdição Nacional. A deliberação chegou, ontem, ao meio da tarde, ordenando que o acto decorresse como previsto.

Mas a ordem esbarrou na oposição do presidente da mesa, Joaquim Almeida. Considerou que não existiam condições para a realização das eleições, uma vez que os militantes já tinham sido informados da suspensão (foram enviadas mensagens por telemóvel e afixado um cartaz na porta da sede da Concelhia).

Então, deixou a Concelhia e levou as listas. De acordo com os estatutos, vários militantes ainda tentaram constituir uma mesa ad-hoc e solicitar o envio da cópia dos cadernos eleitorais. Porém, o presidente da Concelhia, Mário Duarte (é um dos candidatos), recusou fazer a nomeação dos elementos para a mesa ad-hoc.

Também Agostinho Branquinho, líder da Distrital do PSD/Porto, crê que não existem condições para realizar o acto eleitoral "As decisões do Conselho de Jurisdição Nacional prevalecem. Mas houve uma desmobilização das pessoas e resta saber se é ou não exequível realizar as eleições".

Fernando Melo tem estado incontável, mas o JN apurou que já havia pedido à Distrital para atrasar o processo eleitoral por estar preocupado com as divisões criadas na Câmara." CS e CSL

Jornal de Notícias de 18, de Novembro de 2006